Ela foi inaugurada em 1909, e tem o nome como uma homenagem a data de fundação da cidade de Vitória. O relógio foi adicionado posteriormente na década de 1940 por João Ricardo Hermann Schorling. Restaurado em 2013, ele toca de hora em hora, tendo as 7 notas iniciais do Hino do Espírito Santo.
Com diversas construções antigas, a paisagem urbana da capital, no centro histórico, é uma mistura de clássico com contemporâneo.
Uma pintura do teatro Glória em uma edificação na Avenida Jerônimo Monteiro. Ele foi o primeiro Edifício com mais de 5 andares da cidade. Com arquitetura eclética e revestimento feito por pó de pedra, um projeto do arquiteto Ricardo Wright, é um dos mais antigos da capital
O Palácio Anchieta é uma construção de estilo Neoclássico, que exala história, cultura e arte. Embora as contruções mais antigas busquem simetrias, o palácio é assimétrico em sua fachada.
Uma escultura de Carlos Crepaz, datada da década de 1970. Ela retrata Dona Domingas, que veio do Açores por volta 1814 e morava no sertão de Santo Agostinho, hoje, Viana. Com o tempo, sua família se mudou para morro ao lado do Palácio Anchieta. A escultura fica ao lado das escadarias do palácio
Ela gostava de catar caranguejos, em um mangue na escadaria de Vitória na época, ainda alagada. Devido as condições pós escravidão, como muitos outros, não tinha condição de estudar e catava material reciclável no lixo passando o dia nessa atividade.
Dona Domingas é a única catadora de lixo, ex escrava esculpida no mundo. Utilizava muito a frase: “Você não sabe o que é a escravidão. É muito triste ficar com correntes no pescoço.” (1954)
Na entrada, tem essa escultura ao centro com uma criança sobre o peixe. A ideia é representar o domínio marítimo. Nos quatro cantos dela, pode se perceber 4 outras esculturas que representam cada estação do ano. Nos primórdios, a cidade tinha na agricultura sua atividade principal, sendo no entendimento deles, importante que todos possam conhecer as estações do ano já que elas influenciam o plantio e a colheita.
Obra de arte feita a partir de trapos de algodão de roupas doas por parentes e amigos do artista, por isso, um cunho afetivo a arte.
Estrutura do Antigo Colégio e Igreja São Tiago. No fundo, parte avermelhada, estrutura do altar mor da igreja.
O que significa todos os elementos do Brasão?
Convento da Penha: Maior monumento histórico e religioso do Estado. Nossa Senhora da Penha é padroeira, a protetora do Espírito Santo;
Ramo de café (à direita): Representa o principal produto agrícola capixaba (desde 1850);
Ramo da cana-de-açúcar (à esquerda): Representa o principal produto agrícola da economia do Estado no passado (até 1850).
23 de maio de 1535: Dia de chegada de Vasco Fernandes Coutinho ao Espírito Santo e início da colonização do solo espírito-santense;
12 de junho de 1817: Dia do fuzilamento, na Bahia, de Domingos José Martins, herói capixaba, um dos chefes da Revolução Pernambucana, que visava à independência do Brasil de Portugal;
Três estrelas (acima, embaixo e à esquerda): representam os estados vizinhos (Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais).
As cores rosa e azul derivam das cores das vestes da imagem de Nossa Senhora da Penha, como acima já supracitado, padroeira do Estado.
Quadro antigo de Vitória, considerada por alguns, como a Veneza brasileira
Dórico Conrinto
Arte Conteporânea, A Roda
Na encantador Sala Americana, com artefatos de diversos países, o que mais chamou a atenção foi o lustre feito de latão. Uma arte na qual a parte que sustenta o lustre foi talhado no formato de cana de açúcar e as astes inferiores, como ramos de café.
A esquerda, um vaso japonês esculpido com a Arvoré de Sacurá, simbolo da cultura Japonesa.
Réplica do quadro Jardim do Amor de Peter Paul Rubens.
Páginas de revistas de moda de época
A Visita ao Palácio do Governador é com certeza um evento que não pode passar desapercebido por turistas, e principalmente, por capixabas. Ela representa um encontro com política, crenças, arquitetura, artes, engenharia, pedagogia... um lugar riquíssimo e passível de visões por diversas áreas de conhecimento, sendo um espaço transdiciplinar.
Apesar de um Estado pequeno, expremido entre gigantes, o Espírito Santo tem sua história, cultura, arte... e muito rico, porém, muitas vezes pouco conhecida pelos capixabas, e se assim é, por outros cidadãos brasileiros.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Igreja construída em 1765, com estilo barroco e estruturada em dois anos. Para aquela época, e pela localização da igreja, um feito notável.
Ainda no espaço da igreja, temos a Casa De Leilão, criada para arrecadar dinheiro para alforriar negros escravos.
Segundo a Secretaria de Cultura do Espírito Santo (SECULT), ele é o mias antigo do Estado, tendo estreado em 1927. Com estilo neorenacentista, foi projetado por André Carloni.
O Teatro é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) em 1983.